quinta-feira, 7 de março de 2019

ÚLTIMA QUIMERA zine da cena gótica.



Quem curte fanzines sabe como é bom receber o envelope pelos Correios e melhor ainda quando vêm 4 zines de uma vez.

Dessa vez o carteiro trouxe 4 números da série ÚLTIMA QUIMERA, zine colaborativo da turma gótica de Sampa.


São de capa escura ou totalmente preta, conteúdo em preto e branco e trazem textos bem escritos que abrangem uma variedade de temas ligados á cena gótica.


Quem me enviou foi o Guilherme Freon (aka Sad Fayence)que também me entrevistou para o numero 4.

legal do numero 4 é que traz, entre outros assuntos, uma questão que tem sido debatida através das décadas na subcultura: O que é esse tal de DARK do qual se falou muito nos 80 e até agora assombra a cena?


Eu mesmo (em Goiânia)tive o exemplar da Folha de São Paulo em mãos em 1986. O termo GOTH só conheci em 1987 quando uma garota que morava em Londres me disse que "Em Londres eles falam 'goth'."


A Folha era autoridade entre a galera postpunk de Goiânia então era aquele momento onde a mídia 'cria' um termo subcultural de forma errônea, tipo o 'metaleiros' do Rock In Rio de 1985.


No ÚLTIMA QUIMERA nº 4 também descobri essa outra matéria (imagem acima)do ESTADO DE SÃO PAULO em 1986 que eu não sabia da existência.

Curta a página facebook ÚLTIMA QUIMERA zine clicando aqui.











Nenhum comentário:

Postar um comentário