quinta-feira, 12 de abril de 2018

Nossa editora: ...Grafisch Atelier Hidrolands...


Sobre o que é ser indie ou independente é assunto para vários livros e documentários.

Na América do Norte e Europa na década de 1970 os interessados nas microcenas de rock começaram editar fanzines e iniciaram o tal do 'networking'. 

Logo resolveram telefonar para as fábricas de vinil para saber o preço de imprimir 500, 1000, 2000 cópias de discos, criaram seus 'selos' e o resto é história.



No caso de DAS CORES AO SÉCULO XXI acabou sendo indie também e bem descomplicado.

O artista Marcelo Solá, que é personagem no livro, teve a ideia de criar uma editora. Não exatamente de livros. Seria uma editora para lançar 'objetos', qualquer coisa que o Solá julgasse interessante e o primeiro lançamento foi o nosso DCASXXI.

A editora foi batizada de Grafische Atelier Hidrolands. Quem convive com Marcelo Solá e/ou conhece seu trabalho sabe que ele gosta de criar palavras e ama trocadilhos que envolvem várias línguas e linguagens daí esse nome onde Hidrolands é referência ao município de Hidrolândia onde fica o atelier dele.


Comecei a escrever o livro em 2004 e em 2009 achei que já tinha um material razoável, encontrei um site gratuito de hospedagem de livros e subi o texto lá e para minha surpresa Solá me procura em 2014 com o interesse de que meu livro fosse o primeiro lançamento dessa editora.

nada poderia ser mais indie. As reuniões eram eu, o Solá e o designer Maurício Mota (o cara que montou o livro com todas as imagens,etc. veja o instagram de Maurício Mota aqui) e eram sempre num bar ou na casa do Solá, com muita cerveja e ouvindo música. Foi assim que tomamos (quase) todas as decisões, eu digo (quase)porque o clima de festa das reuniões não nos deixou muito propensos à seriedade e cudeferrismo, mas o livro foi lançado de qualquer maneira.


Em 2017 é lançado o segundo produto da Grafisch Atelier Hidrolands: ASSIM NASCEM AS AMORAS novamente em forma de livro com um poster e um CD do artista Pedro Kastelijns também com Maurício Mota no projeto gráfico. o CD traz composições do próprio Kasteljins e um curta metragem em parceria com o cineasta Larry Sullivan.


A editora tem uma página aqui que está SUPER desatualizada, mas ela existe, está ativa e programando mais 2 lançamentos dos quais infelizmente não posso adiantar nada.

Você quer entrar em contato com a Grafische Atelier Hidrolands? me manda um email: jadsonjr@live.com

No lado direito aqui na página do blog temos um índice alfabético onde você pode navegar por assunto. A partir dessa postagem incluímos INDIE que é onde vamos arquivar vários textos legais sobre DIY, curiosidades, história, mas principalmente a movimentação ATUAL de gente que tá fazendo e lançando seus trabalhos.

PAZ (não compartilhe violência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário