segunda-feira, 9 de abril de 2018

Faixa a faixa MP3 download postpunk Goiânia 1980s


Trazer bandas postpunk goianienses dos anos 80 de volta num livro poderia parecer inverossímil.

Quem garante que essas bandas eram boas mesmo? 

Pensando nisso imaginamos que uma boa ideia seria lançar um CD junto ao livro com as faixas originais, sem retoques, do jeito que foram gravadas nos anos 80.

Em 2009 eu já desconfiava dessa mídia. Me parecia que um CD era algo meio inútil, se fosse um vinil sim, mas CD?

Então veio a ideia do QR code. bastaria tê-lo em uma das páginas do livro e qualquer pessoa poderia ouvir as músicas imediatamente bastando que tivesse algo tão corriqueiro como um telefone celular. 

QR code corrigido

mas alguns dias antes do lançamento, ao testar o link, recebo uma mensagem do Google me informando que eu havia infringido as regras e o QR code não servia pra nada.

mas os livros estavam impressos e agora?

A saída foi editar um zine, um mini-zine, com um código gerado por outro site que não o Google e assim foi feito. 

o livro então tem esse zine que acabou trazendo algumas informações complementares, um pequeno fetiche para colecionadores:


Mas não precisa comprar o livro para baixar, os MP3 são de graça e você baixa clicando aqui.

Faixa por faixa:

para seguir uma ordem cronológica começaremos com:
Quarto Mundo

- faixa 'Ela Fugiu', banda Quarto Mundo:

O nome dessa faixa é Nunca Mais, mas assim como a musica do Caetano chamada Alegria Alegria é mais conhecida como Sem Lenço e Sem Documento a nossa ficou conhecida como Ela Fugiu.

primeira composição da banda e música-manifesto do postpunk em Goiânia, segue a orientação punk, mas se afasta de qualquer pretensão hardcore.

gravada em 1986 num estúdio precário na viela atrás do Mercado 74.

- Faixa 'Billie Boogie", banda Quarto Mundo:

gravada no estúdio Zen, em Brasília, essa faixa traz nossa banda namorando com o ska, estimulados pelo clima surf/new wave e sem reclamações sobre Deus e o mundo. A banda amadurecia em direção a algo original, estávamos seguros de nossas composições e é minha favorita até hoje.

DDA (Doentes do Amor)

- Faixa Oceano de Lágrimas, banda Doentes a Procura da Cura(1986).

remake gravado no século XXI pela banda Doentes do Amor ou DDA. O DDA era Afonso Moreno e Carlos Pompeu, membros originais do Doentes a Procura da Cura. 

essa faixa também integrava o repertório do Restos da Cultura Proibida (1986-1988).

foto: ensaio do RCP em 1987

- Faixa: A Europa Não Acredita Mais em Deus, banda Restos da Cultura Proibida ou RCP.

tensa e melancólica essa musica hipnotizante marcou um período quando havia uma cena algo gótica  entre 1986 e 1989.

- Faixa Noturna, banda Restos da Cultura Proibida.

O RCP tinha um repertório bem amarrado de músicas minimalistas que traziam uma assinatura original, muito mais que gótica eles representaram a síntese do postpunk nessa capital.

Além disso o RCP incorporava teatro, artes visuais, cenografia e dança e por isso a cena postpunk em Goiânia não se resumiu ao trabalho das bandas, mas abraçou projetos multimídia. Algo como o Exploding Plastic Inevitable de Andy Warhol com o Velvet Underground.

Décimo Sétimo Sexo

- Faixa Pressionando, banda Décimo Sétimo Sexo (17º Sexo).

As duas faixas do 17º Sexo no arquivo estão mal gravadas, mas é possível perceber que se trata de uma banda técnica que ao vivo funcionava como uma explosão de peso sem resvalar no metal ou hard rock. Um feito que só é possível a músicos que tem sua base fortemente calcada no progressivo. Com certeza a banda que surpreenderia o Brasil todo se tivesse se gravado um vinil em 1987.

- Faixa 28 de Março, banda 17º Sexo.

Novamente a cozinha mais precisa do rock de Goiânia garante a liberdade do guitarrista.

Departamento de Testes 1989

- faixa Lola, banda Departamento de Testes.

Essa faixa também era tocada pela banda The Burbs.

Navegando nas águas do Doentes a Procura da Cura e Restos da Cultura Proibida a banda Departamento fechou a década de 80 postpunk na capital goiana.

Na ausência de Quarto Mundo, 17º Sexo e RCP o Departamento herdou e multiplicou o público inserindo musica erudita, bolero, tango, house e samba, além de elementos de teatro, pop art, mímica e dança.

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